terça-feira, 24 de abril de 2007

Esquemas tácticos


O jogo de futebol, têm um certo número de posições básicas. As posições mais básicas no futebol são:
O guarda-redes é quem protege a baliza. É o único jogador que pode usar as mãos, e mesmo assim só pode usá-las dentro da área. Sua função é impedir que a bola passe pelas traves.
Os centrais tem a função de ajudar guarda-redes a proteger os remates, tentando desarmar os atacantes adversários.
Os laterais ocupam as laterais do campo. Também ajudam o guarda-redes a proteger os remates e normalmente são os responsáveis de repor a bola em jogo quando esta sai pelas linhas laterais do campo.
Os médios, ou meio campista têm basicamente a função de fazer a conexão entre a defesa e o ataque do jogo, actuando tanto na marcação como nas jogadas ofensivas.
O avançado tem a função fundamental de fazer o golo.
As posições definem a área do campo de actuação de um jogador, mas não o prendem a ela. Jogadores podem trocar de posições, sendo isso bem frequente. Os guarda-redes têm uma mobilidade menos versátil por sua função, mas também podem participar de cobranças de faltas e cantos. O número de jogadores em cada posição define o esquema táctico do jogo, sendo os mais comuns na actualidade o 4-4-2, o 3-5-2 e o 4-5-1. A selecção italiana, no entanto, foi campeã da Copa do Mundo em 2006 utilizando o esquema táctico 4-4-1-1. Os números indicam a ordem sequencial de jogadores nas posições: o 4-4-1-1, por exemplo, significa que a Itália jogava com 4 jogadores mais defensivos( incluindo defesas e laterais, que podem ser mais ofensivos, sendo aí chamados de alas), 4 médios, 1 médio mais avançado e 1 atacante.

Nenhum comentário: